sábado, 14 de setembro de 2013

O que é Anarquismo de Mercado de Esquerda?

Anarquismo de Mercado é a doutrina que defende que as funções legislativas, judiciárias e de segurança são injustas e ineficientes através do monopólio coercivo estatal e que tudo deveria ser inteiramente entregue às forças voluntárias e consensuais da sociedade - isto é, o mercado.

Anarquismo de Mercado visa uma sociedade em que todos os processos estruturas sociais sejam determinados através de associações e trocas inteiramente livres - não contaminada pela coerção ou poder centralizado. Sua versão esquerdista se dá pela preferência de instituições solidárias, comunitárias e de apoio mútuo.

Contudo, a preferência ideológica pela sociedade de mercado não é tão importante quanto o imperativo metodológico de descentralização, horizontalização e pluralismo político. Em uma sociedade anarquista, nem todos seriam orientados ao mercado e haveria até mesmo aqueles que iriam se opor completamente ao lucro. Enquanto pudermos concordar com o respeito mútuo, nós acolheríamos com prazer uma evolução e experimentação pacífica de diferentes modelos.